segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Crônica de uma morte anunciada... (parte 2)

Rogério Daflon Ronaldo Braga - O Globo

RIO - Vinte e quatro horas depois de ser informado das reclamações de motociclistas contra os tachões instalados nos trechos dos corredores BRS (Bus Rapid Service) das Avenidas Presidente Vargas, Brasil e Nossa Senhora de Copacabana, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse que vai analisar os riscos do equipamento. Caso seja necessário, as estruturas — que chegam a dez centímetros de altura — serão substituídas por outras mais baixas. O presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), Aloísio Cezar Braz, vai entrar com uma representação no Ministério Público pedindo alteração nos tachões, que, segundo ele, colocam em risco a vida dos motociclistas.

O secretário Alexandre Sansão vai pedir, na próxima semana, informações sobre os tachões já instalados nos corredores. Ele admitiu rever o tamanho das estruturas:

— Adotamos esta medida porque ela serve bem para firmar a divisão. A maioria dos veículos respeita o fluxo por causa do tachão. Mas, talvez, os motoristas e motociclistas com padrões de condução não adequados se sintam ameaçados. A ameaça, na verdade, está na forma de condução. De qualquer forma, vamos analisar os riscos verdadeiros. Se for necessário, substituiremos por algo mais baixo.

Ele ressaltou que o tachão é colocado próximo aos cruzamentos como forma de impedir que os veículos cruzem a faixa.

Para o presidente da AMO-RJ, Aloísio Cezar Braz, os tachões poderiam ser menores:
— Tudo bem que eles tenham sido instados com este objetivo. O que estamos reclamando é do tamanho do tachão. Os motoristas vão respeitar a finalidade deles. O que queremos é evitar quedas, acidente e até morte de motociclistas, que podem sofrer uma fechada e ser obrigado a cruzar a via justamente no trecho dos tachões.

Braz disse que vai entrar em contato com a prefeitura na próxima semana, para se informar se realmente o governo vai estudar a mudança.

— Quando colocaram (os tachões) em Copacabana, pedimos à CET-Rio para rever a medida. Nada fizeram. Agora, com a boa vontade do secretário, temos esperança que mude — disse Braz.
Segundo ele, os tachões colocam em risco a vida dos motociclistas, já que, caso eles encostem num deles, a queda seria automática:

— O motociclista cairá no meio da rua e poderá até ser atropelado.

A Secretaria municipal de Transportes esclareceu, anteontem, que os tachões foram instalados para que os motoristas e motociclistas não passem de uma faixa para outra abruptamente.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário